domingo, 7 de janeiro de 2018

Assim É Como O Exercício Físico Ajuda A Controlar A Depressão

Já tivemos alguma vez que o duro que é sofrer uma depressão se unem fatores que o tornam ainda mais difícil, como a incompreensão social perante o problema e o complicado que é o tratamento famacológico, que demora para fazer efeito e faz falta ir reequilíbrio de acordo com o caso concreto.

Apesar disso, esse continua a ser o tratamento que é prescrito quase que exclusivamente para os pacientes de depressão quando vêm à consulta do seu médico.
Diversos estudos têm demonstrado que digitar pautas de comportamento, como, por exemplo, realizar exercício físico regularmente, é uma forma simples e eficaz de controlar e melhorar os sintomas da depressão.

Os estudos que o demonstram

Dezenas de estudos analisaram a relação. Aqui se faz uma revisão da literatura científica a respeito.
Por exemplo, um estudo em que se dividiu a 30 pacientes com depressão moderada, homens e mulheres de idade avançada, em três grupos, um que recebeu uma intervenção em forma de exercício físico, outro que vai ao sessões de assistência em grupo e outro de controle sobre o que não se realizaria nenhuma ação.
Os resultados mostraram que os pacientes que fizeram exercício mostraram uma maior melhoria geral e de alguns sintomas específicos que qualquer um dos outros dois grupos.

Os benefícios do exercício sobre as pessoas que sofrem de depressão parecem ocorrer mesmo em pessoas que realizam níveis de exercício muito baixos. Um estudo mostrou que apenas caminhar 30 minutos por dia durante 10 dias seguidos já é uma melhoria em pacientes com depressão aguda.

As pesquisas também sugerem que o efeito antidepressivo da atividade física se mantém a longo prazo. Em um estudo, observaram que após 12 semanas de treinamento, os pacientes melhoraram seus níveis de ansiedade, depressão e auto-estima com relação ao grupo de controle, que não tinha feito exercício, e que esses efeitos se mantiveram, 12 meses depois do programa de treinamento.

Como funciona o esporte para aliviar a depressão?

Entrar em movimento desencadeia uma série de reações em nosso corpo que têm como resultado infinidade de benefícios, como a proteção contra doenças do coração, melhora a nossa capacidade respiratória, etc.

Quanto a seus efeitos psicológicos, o exercício intenso faz com que o nosso corpo libere endorfinas, substâncias químicas que nos fazem sentir bem e que são as que causam a onda que têm, por exemplo, os corredores depois de uma corrida.

Além disso, as endorfinas têm um efeito analgésico, que reduz a sensação de dor e um efeito sedativo e relaxante que nos ajudam a dormir. Isso favorece esse estado geral do que chamamos sentir-se bem e que ajuda os pacientes com depressão a controlar e gerenciar melhor os seus sintomas.

Mas também o exercício físico moderado e sustentado no tempo é benéfica, pois estimula a produção de neurotrofinas, proteínas essenciais para a manutenção e o crescimento dos neurônios e suas conexões.

Algumas pesquisas sugerem que as pessoas que sofrem de depressão têm a área do hipotálamo de menor tamanho, assim que o esporte lhes ajudaria a restabelecer conexões neurais e, com isso, sentir-se melhor.

Como começar?

Um dos sintomas comuns da depressão é a apatia e o desinteresse por tudo o que envolve o paciente, e, portanto, a falta de vontade de começar projetos e rotinas novas. Isso faz com que começar a treinar para se transformar em uma tarefa pouco agradável, mas há algumas coisas que podem fazê-lo um pouco mais fácil.

Para começar, existe um certo consenso sobre que qualquer exercício vale, então escolha o que você mais gosta: correr, andar de bicicleta, ir a aulas de dança para fazer caminhadas. Procura um programa de treinamento, se você quiser um sistema mais organizado inscreva-se no ginásio e vá testando diferentes coisas, se preferir.

Aproveite para sair de casa. Treinar em casa é sempre uma opção, mas talvez seja uma boa desculpa para sair de casa e procurar um espaço verde e agradável onde treinar.
Fica com outras pessoas.

A falta de vontade de socializar é outro sintoma da depressão, mas é também uma forma de não se perder na solidão e manter os vínculos. Você pode procurar um grupo, associação que pratique o esporte que te interessa perto de si, um centro de receber essas aulas de dança. Assim você passará um tempo na companhia.

Consulte o seu médico. Em princípio, todas as pessoas com boa saúde física podem fazer desporto sem necessidade de aprovação médica, mas se você é maior de 50 anos, você sempre foi sedentário, sofre de excesso de peso você tem diabetes, não é demais que lhe verificar que os exercícios podem servir para começar a que deve estar atento se não te sentes bem ao realizar essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário